terça-feira, 24 de maio de 2011

Herança

A minha avó tem 89 anos e é a pessoa com mais vontade de viver que eu conheço. Já teve 6 AVC's (tem metade do cérebro "queimado"), problemas de ossos, coração, equilíbrio, etc. Os médicos já lhe disseram que ia ficar acamada, que não resistira a outro AVC, que não pode comer tudo e mais alguma coisa, mas a minha avó supera tudo. Passa a vida a lamuriar-se, a dizer que não vê, que não ouve, que sente o estômago na boca e tudo o que se lembra, mas a verdade é que reconhece o meu pai a kilómetros, ouve tudo o que quer ouvir (e que nós não queremos que ouça!) e come tudo o que quer com a desculpa que as dores passam mas morrer infeliz, nunca. A minha avó ensinou-me as coisas mais deliciosas que conheço e quando era criança deu-me um tacho de ferro igual ao dela para eu fazer os meus cozinhados (uma sopa de areia e água que era uma delicia!). Tem o cabelo alvo como nunca vi mais nenhum e os olhos azuis, azuis iguais aos meus. Quer é conversa e recusa-se terminantemente a baixar os braços. Ontem retiraram-lhe um cancro (e até me vem as lágrimas aos olhos só de dizer isso!!!) e eu sei que ela vai recuperar. Até porque a primeira coisa que ela perguntou à minha mãe, ainda nos cuidados intensivos, foi: "Quando servem o almoço que estou desde ontem à noite só com uma sopinha?!). A minha avó e todas as recordações que ela nos dá são a minha maior herança.